O Guia Masculino Para o Bem Vestir.

Todos nós, nos primeiros anos de nossas vidas, aprendemos a nos vestir, mas poucos são aqueles que aprendem a se vestir verdadeiramente bem e isto não é, nem de longe uma questão trivial.

Usamos nossas roupas não apenas para cobrir nossos corpos, mas também para comunicar quem somos e a que viemos. Este é o motivo de uniformes existirem, mas também o motivo da existência de Alfaiates e estilistas.

Por isso, vestir-se bem não é apenas um luxo para o homem de sucesso, mas também uma necessidade. Não existem roupas mudas, se estamos vestidos, estamos comunicando quem somos, a diferença é comunicar consciente ou inconscientemente.

Então para ajudá-lo a moldar não apenas seu guarda-roupa, mas também sua forma de se relacionar com o mundo, compilamos algumas dicas para como se vestir bem

Qualidade acima de quantidade.

É preferível ter uma camisa que lhe serve bem a dez que são grandes ou pequenas demais, por isso escolher uma boa peça que lhe caia bem e de uma marca ou ateliê de respeito sempre será uma vantagem.

Isto facilitará planejar o que vestir, afinal a dor de cabeça em combinar cinco camisas e três calças é infinitamente menor do que escolher entre vinte camisas e dez calças, assim retirando boa parte da indecisão. Também existe um elemento de bom gosto no minimalismo, não adianta querer ir a um jantar como se tivesse acabado de sair da passarela se não consegue fazer uma boa combinação de calça, camisa e sapato.

Tenha um Alfaiate de Confiança.

Mas afinal, como executamos bem o básico? Antes de tudo, começamos por entender que vestir-se bem é promover o comum acordo entre sua roupa e seu corpo e para este fim, ninguém será um amigo melhor do que o alfaiate.

O erro mais difundido de nossa época é retirar a peça de roupa do cabideiro na loja e, depois de averiguar a etiqueta e quando tanto, provar, levá-la do caixa ao guarda-roupa imediatamente.

O fato é que, enquanto não existem dois corpos humanos iguais, roupas, em geral, são produzidas em massa de acordo com um certo padrão, que embora projetado para ter certa universalidade, sempre deixará algo a desejar.

E eis que aí entra nosso herói, o alfaiate, não apenas produzindo roupas de maior qualidade levando em conta suas medidas específicas, mas também ajustando roupas compradas para que se encaixem perfeitamente. Encaixe, este, que faz toda a diferença.

Não se vista para impressionar.

Lembra de quando dissemos que roupas são comunicação? Pois bem, imagine agora uma pessoa que está desesperadamente tentando mostrar o quão interessante e sofisticada ela é com tudo que diz e faz. Agora imagine como esta pessoa se veste.

Ridiculo não? Mas não tão incomum quanto pensamos. Você provavelmente já encontrou este tipo na rua, normalmente vestindo sapatênis na praia ou outras atitudes “heterodoxas” por aí.

É fácil identificá-los em todos os lugares, menos talvez no espelho, afinal, a última coisa que queremos é ser este tipo de pessoa. Mas enquanto usar sapatênis na praia pode ser um exemplo óbvio, outros, como usar calça jeans em todo lugar, não são.

O primeiro remédio é a boa e velha consciência situacional, isto é, entender onde vai, com quem vai e o que vai fazer. O quão próximo você é das pessoas que vai encontrar? É um jantar formal ou informal? Vai ser ao ar livre? Está calor? Todas estas são perguntas que nos ajudam a desenvolver esta habilidade tão necessária.

O segundo remédio é o vestir para se expressar, o que pode ser uma faceta diferente de si mesmo em cada ocasião. No trabalho você pode preferir expressar seu profissionalismo, ou sua criatividade, em um encontro você pode escolher expressar sua proeza física ou inteligência, todos sem faltar com o bom gosto.

Evite Complicações Desnecessárias.

Se vestir bem não precisa ser difícil. Você não precisa promover uma mudança radical do seu guarda roupa, nem se preocupar com centenas de pequenos detalhes que no final das contas não importam tanto assim.

É provável que você já esteja realizando boa parte destes princípios muito bem e precise apenas melhorar pontualmente em certos aspectos, raros são os casos de pessoas que precisam começar do zero.

Até mesmo artigos como este são voltados não para lhe dar uma lista de regras, mas sim alguns princípios através do qual você obter bons resultados da sua forma de se vestir. Por isso, o ideal para quem quer começar a melhorar seu estilo é focar em vestir-se bem de forma simples e conforme vai descobrindo o que lhe cai bem ou não, começar a adicionar adornos e detalhes.

Vivemos na era da estampa, seja o floral havaiano que tem voltado a moda em tempos recentes, ou aquelas estampas que deixam o mundo quais bandas gostamos e qual é o nosso senso de humor.

Entretanto, nem todas as estampas funcionam para todas as pessoas. Listras horizontais podem fazer um homem mais pesado parecer maior do que é, ou um homem mais baixo parecer ainda menor.

Algo semelhante ocorre com cores onde uma pessoa maior tende a se beneficiar mais de roupas escuras. Isto, claro, sem mencionar o limite de uma estampa por combinação, sob o risco de parecer uma toalha de mesa.

O arsenal do iniciante.

Um guarda roupa masculino não precisa de muitos elementos para estar no caminho certo, na maioria das vezes basta um número diminuto de roupas que estejam em diálogo umas com as outras.

Para ter um guarda roupa completo e versátil, a maioria dos homens não precisa de mais do que os itens abaixo:

Sapatos Casuais: Existem muitas opções de sapatos casuais para se escolher. Para maximizar a versatilidade, opte por algo com a sola e numa cor neutra como preto, branco, ou grafite.

Sapatos Sociais: Escolher sapatos sociais é uma questão de decidir o quão sofisticado você gostaria de parecer. Para algo social mas despojado os loafers, serão uma ótima opção, agora se quiser optar por algo mais conservador, não há melhor escolha que o Monk.

5 Calças Versáteis: Isto é, cinco calças que combine com qualquer coisa, novamente, tonalidade será um fator essencial. O ideal é ter uma graduação de tons claros para escuros, assim não faltam opções para combinações, mas também pode incluir cores como vinho, azul, ou verde. Tente variar os tecidos também, com jeans, linho, chino, social, moletom, etc.

7 Camisas Sociais: Novamente o segredo é a cor. A paleta de cores das suas camisas vai varia de acordo com o seu tom de pele. Existem estilos demais para enumerar, apenas escolha aquelas que gostar mais e lhe caiam bem.

5 Camisetas: Aqui temos suas camisetas sem golas e desta vez gostaríamos de fazer uma forte sugestão: Deixe camisetas com impressões gráficas para trás. Ao invés disso, foque na cor e desenho da peça. Aqui é um bom lugar para incluir mais cor no seu guarda roupa

Dois Ternos: Existe o Blazer, o suite e o paletó. O paletó tende a ser mais formal e do mesmo tecido e cor que a calça, enquanto o suit é extremamente casual e tem maior variedade de cores texturas e tecidos. O Blazer reside no meio termo e tende a ter conotações náuticas, motivo pelo qual você verá âncoras em seus botões com frequência.

Dois Casacos: Por último, são necessários dois casacos: um pelo estilo, outro pela função. Um deles será a sua escolha para passear pela cidade em dias chuvosos mas não insalubres, o outro será para se proteger dos elementos em situações mais extremas.

Conclusão

Vestir-se bem é menos uma questão de seguir um certo número de regras e mais sobre compreender os princípios estéticos que nos ajudam a interagir com o mundo, seja nos elementos, ou na natureza.

E nós podemos julgar os efeitos destes princípios por nós mesmos, quando nos sentimos confiantes, quando as pessoas do nosso dia-a-dia nos tratam de forma diferente, mas principalmente quando nos sentimos confortáveis com nós mesmos.

Entretanto, ninguém nasce conhecendo estes princípios, quanto menos sabendo executá-los perfeitamente, é necessário aprendê-los e para aqueles dispostos a tanto, a Life Style Hall disponibiliza seus brokers para colocá-los em contato com os melhores alfaiates, estilistas e marcas do mundo da moda.

Tudo que precisa fazer é entrar em contato e nós cuidamos do resto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *